Romanelli destaca parceria dos municípios na execução do Projovem

No Norte do Estado, secretário Romanelli certificou 449 trabalhadores de onze municípios da região

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli destacou a importância da parceria e apoio dos municípios paranaenses na execução do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. Romanelli disse também que graças a essa parceria, o Paraná está executando o maior Projovem já realizado no Estado, com formação de trabalhadores em vários municípios paranaenses.

O secretário do Trabalho tem percorrido o Estado, prestigiando as solenidades de formaturas do Projovem Trabalhador em todas as regiões do Paraná. No Norte do Estado, ele já esteve em Porecatu, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, São Jerônimo da Serra, Sertaneja, Siqueira Campos e Andirá, onde ao todo 449 trabalhadores já receberam certificação. Vários municípios das regionais de Cornélio Procópio e Jacarezinho ainda estão com cursos em execução e outras centenas de trabalhadores também serão certificados até o final deste ano.

Em Andirá, 66 trabalhadoras foram certificadas. Elas frequentaram e obtiveram mais de 75% de aproveitamento nos cursos de Saúde, Alimentação e Serviços Pessoais. Durante a solenidade de formatura, Romanelli agradeceu ao empenho de toda a equipe da Prefeitura, da Agência do Trabalhador e do Escritório Regional da SETS, que unidos à Secretaria Estadual do Trabalho promoveram qualificação profissional, com garantia de melhoria da empregabilidade em toda a região.

“É graças ao apoio do governador Beto Richa e em parceria com as prefeituras da região que temos conseguido garantir a qualificação profissional de mais de 400 trabalhadores no Norte Pioneiro. Eles têm agora a oportunidade de, uma vez qualificados, ingressar no aquecido mercado de trabalho existente hoje no Paraná”, comemora Romanelli.

O prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier também agradeceu ao apoio recebido do Governo do Paraná, por intermédio de Romanelli, para qualificar mão de obra e ajudar no encaminhamento dos trabalhadores do município ao mercado de trabalho. “O Governo do Paraná é parceiro de Andirá e o secretário Romanelli tem nos representado e conquistado benefícios importantes para o município em diversos setores”, destaca o prefeito.

 Qualificação — A estudante Tatiane Valentim Zanim, que se formou no curso de qualificação profissional em Saúde, disse que escolheu esse curso porque pretende se especializar na área e o Projovem ajudou a melhorar a qualidade do serviço prestado. “Eu precisava me qualificar para o mercado de trabalho e também melhorar o meu desempenho profissional. Com o Projovem, eu estou preparada para isso”, garante a estudante.

Michele Cristina Oaks Marques, que se formou em Serviços Pessoais, revela que o Projovem possibilitou a realização de um sonho de infância. Ela, que já trabalha na área e pretende ampliar a atividade e melhorar a renda mensal, está sendo sondada por empresas da cidade para trabalhar. “Eu recebi a proposta de três empresas para trabalhar e tenho a possibilidade de escolher uma delas. Tudo isso por causa do Projovem, que ajudou a melhorar o meu trabalho. Hoje estou realizando um sonho de criança”, comemora.

A técnica de Segurança do Trabalho Karen Lúcia da Silva Rúbio foi uma das instrutoras dos alunos. Segundo ela, o conteúdo é de excelente qualidade e totalmente proveitoso. “A didática é fácil de transmitir e as alunas entendem com facilidade. Tenho certeza de que o aproveitamento delas foi excelente e que todas conseguiram absorver o conteúdo”, afirma.

Karen também acredita que o curso facilita o acesso ao mercado de trabalho. “Elas puderam aprender algo mais que as diferenciam das demais trabalhadoras que não fizeram o Projovem. Isso vai fazer toda a diferença na carreira delas”, finaliza.

Projovem — O Projovem é um programa do Governo Federal, realizado em parceria com o Governo do Paraná, que visa à qualificação de jovens entre 18 e 29 anos, qualificando-o para o mercado de trabalho. A carga horária exigida para o curso é de 350 horas, das quais 100 horas são destinadas à qualificação social, onde são abordados questões de Ética e Cidadania, Educação Ambiental, Noções de Direitos Trabalhistas e Qualidade de Vida. As outras 250 horas são dedicadas à teoria e prática da qualificação profissional.

 

Leave a comment