O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná confirmou nesta sexta-feira, 7, que as obras da nova passarela sobre a BR-369 em Bandeirantes serão entregues ainda em julho.
A passarela garante a segurança dos peregrinos e fiéis na travessia da rodovia ao Santuário São Miguel Arcanjo e à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
“A média de 500 mil pessoas visitam por ano o santuário, o que se tornou um local de fé e uma das principais rotas do turismo religioso do Paraná”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), representante de Bandeirantes e da região na Assembleia Legislativa.

A construção da passarela, um investimento de R$ 5,4 milhões, tem uma seção coberta de 55,60 metros e um trecho em rampa de 42,20 metros em estrutura em concreto com guarda corpos e cobertura metálica. A passarela tem largura de 5,14 metros e permite a travessia simultânea de duas pessoas em cada sentido.
Na BR-369 foi construída uma nova rotatória próximo ao viaduto, um retorno sentido Bandeirantes, e novos acessos ao santuário e à gruta. Agora está sendo concluída a sinalização e fixação de defensas, e serviços complementares, como enleivamento dos espaços ao lado das pistas de rolamento.
DOUGLAS FERRO
Romanelli apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que denomina Douglas Ferro a passarela de acesso ao santuário. “Homenageamos o empresário Douglas Ferro, um empreendedor com muitas contribuições ao desenvolvimento do Norte Pioneiro e nos últimos anos, notadamente, responsável por um grande empreendimento hoteleiro em construção no Morro dos Anjos”, disse.
O complexo do santuário é um dos principais destinos do turismo religioso do Paraná. Mensalmente, no dia 29, as celebrações atraem cerca de 15 mil pessoas.
Já nas comemorações ao Dia de São Miguel Arcanjo, em 27 de setembro, são três dias de festa, com celebrações que reúnem mais de 50 mil pessoas diariamente, de várias partes do Paraná e do Brasil.
O santuário de Bandeirantes é considerado o terceiro maior do mundo dedicado a São Miguel Arcanjo. Com a nova obra, os visitantes poderão acessar tanto o santuário quanto a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em lados opostos da via, sem precisar cruzar a pé a rodovia BR-369 ou trocar de estacionamento.