DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB):
Sr. Presidente, quero, em nome da minha família, da minha esposa Fabiana, dos meus filhos: Luiz Claudio, Juliana, Bruno, Luiza, Ana Lúcia; da minha neta Julia; da empregada de casa Dona Suzana; do nosso cachorro de estimação, um buldogue francês, o Duque. Quero falar também até em nome da sogra, que as sogras foram completamente – ontem – excluídas das homenagens.
Nunca vi utilização do nome de Deus e da própria família em vão, para justificar as contradições. Até porque vi muitos oradores vir a esta tribuna, hoje, e me referenciaria ao Deputado Stephanes Junior e Pedro Lupion, que historicamente foram antipetistas e que combateram – Democratas, na verdade… A árvore genealógica do Democratas os levam à Arena, sempre foram contra o PT, o Lula, a Dilma.
Claro, o que surpreendeu a todos nós foram os transformistas, que até ontem, estavam na Base de Apoio ao Governo discursando a favor do Governo da Presidente Dilma e, estranhamente, durante esta semana foram mudando e posição. Ontem, grandes revelações que surpreendia os próprios participantes da Sessão. É como aqui na Casa, também…
Deputado Stephanes Junior (PSB): Algum do Paraná, Deputado?
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Vários. Vários do Paraná, inclusive, homens e mulheres que mudaram de posição na véspera. Balcão, obviamente, funcionou de forma intensa. Mas, enfim, faço essa consideração, todos sabem do meu posicionamento contrário ao impeachment, o meu posicionamento sempre foi de respeito às regras da democracia.
O voto, em minha avaliação, do eleitor é sagrado e tenho uma visão, sobre este tema, quem tem que colocar o poder ou não, do Vereador ao Presidente da República só o povo, acho que qualquer interferência é indevida. Mas é uma visão minha sobre a democracia. Agora, gente, temos que reconhecer que o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o homem é forte.
Nove ações penais no STF. Ele disse que ia fazer o impeachment da Presidente e fez. Fez, inclusive, que uma figura pública como Michel Temer que esperava de forma discreta a possibilidade de haver ou não o impeachment, que o Michel Temer assumisse um papel que, em minha avaliação, conspurca toda a história da sua trajetória como um democrata, ou seja, ele passou a fazer a articulação, a coordenar mesmo a eleição indireta que aconteceu na Câmara dos Deputados ontem, porque nada mais o que foi um processo de eleição indireta.
O fato é que o Brasil vai trocar o Governo, se o Senador confirmar, vai trocar um Governo de Esquerda por um Governo de Direita com uma ampla base parlamentar. O que é interessante é observar essa base parlamentar, porque eles terão um apetite pantagruélico e as políticas e programas sociais…
O povo vai descobrir na prática o que é ter um Governo de Direita. E quero dizer também que o juiz Sérgio Moro deve estar, Deputado Guto Silva, com uma pulga atrás da orelha, porque se o Eduardo Cunha conseguiu fazer o que fez com a Presidente da República, imaginem o que ele vai fazer com um juiz federal! A Operação Lava Jato corre grande risco. Risco mesmo! Grande risco de acabar em pizza pelas ações do Eduardo Cunha. Mas, isso é outra questão. Respeito todos que têm posição divergente. O Deputado Guto Silva fica com certa urticária quando falo sobre este tema, mas agradeço a todos que, como eu, respeitam os que têm posicionamento histórico, como disse aqui, Deputado Pedro Lupion, o seu, do próprio Felipe Francischini…
Deputado Guto Silva (PSD): Deputado Romanelli.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): …Que desde o início tem posicionamento. Só um minutinho. Respeito quem tem posicionamento, quem tem coerência no que fala e no que faz. Respeito muito mesmo. Ontem vi figuras, vi, por exemplo, Darcísio Perondi, que é Deputado pelo PMDB do Rio Grande do Sul. Meu Deus do céu! Em todas as convenções ele fez oposição à aliança do PMDB com o PT, intensamente.
E lembro-me que em 2014 fomos a Brasília como convencionais do PMDB, à Convenção Nacional – agora não, depois que fui expulso não sou mais convencional, até porque estou no PSB – mas fomos a Brasília e lembro-me que o Osmar Terra, Deputado Federal, o Darcísio Perondi, queriam porque queriam que impedíssemos a coligação do PMDB com o PT.
Tivéssemos feito isso, talvez tivesse até sido melhor a sorte da Presidente Dilma, tinha colocado alguém do PSB na Vice-Presidência da República, provavelmente a história do País seria outra. Vê como é o destino! Mas, estou dizendo isto porque respeito pessoas como o Darcísio Perondi ou como os Democratas, que desde o primeiro momento foram oposição.
Agora, ver alguns que até ontem só faltava virar tapete para deixar a Dilma passar, e ontem votando contra, é como aqui, os Deputados que integram a Base de Apoio ao Governo, como se os Deputados tivessem virado as costas para o Governador Beto Richa quando mais a Assembleia Legislativa precisava deles. Não, mantiveramse éticos, fieis, honraram os mandatos e as palavras que deram. Respeito muito quem honra a palavra, que tem compromisso de fazer as coisas certas.
Agora, confesso que fico, para usar o português claro, com nojo de quem é um trânsfuga, de quem não mantem o posicionamento, que por oportunismo, seja lá o que for, ou por razões não republicanas, muda de posicionamento. Então, quero concluir a minha fala, mas não posso deixar de citar isto e destacar que ouvi o Deputado Tercílio, o Deputado Tiago Amaral falando sobre o tema, ouvi o Deputado Cobra, o Deputado Requião Filho.
O Governador Beto Richa é londrinense, tem respeito pela instituição que é a UEL e, mais do que ainda, em relação ao Hospital Universitário; já há dois meses o Governo decidiu, temos mais de 600 funcionários para serem contratados, mas, reconheçamos, vivemos uma grave crise neste País. O Governo tomou uma decisão.
Temos que contratar os técnicos, os funcionários para a área do ensino das universidades, e temos que contratar também em relação aos três hospitais universitários que são diretamente dirigidos pelas universidades, porque o da UEPG é um modelo de gestão diferente, Deputado Péricles. Quero dizer que hoje pela manhã ainda, eu e o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Professor João Carlos Gomes, estamos tratando deste assunto para fazer com que contratemos os técnicos do HU de Londrina, de Maringá e de Cascavel. Ao todo são 225 funcionários para os hospitais universitários, sendo 94 para o HU de Londrina, 138 para a Universidade Estadual de Maringá, a UEM, e 23 para a Unioeste. São R$ 1 milhão e 200 mil a mais na folha de pagamento de pessoal. Esses atos, esse processamento, está acontecendo, a mim parece que tanto a Reitora, a Magnífica Reitora, Professora Berenice de Londrina, a Diretora… (É retirado o som.)
PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Para concluir, Deputado Romanelli.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): A Diretora, Dra. Elizabete, do Hospital Universitário, não sei o que quiseram fazer parecer, porque sabem das medidas que o Governo está tomando para nomear os técnicos. Para que todos saibam, o HU de Londrina é o maior hospital público, tem cerca de 2.200 funcionários. Ao mesmo tempo, só o Centro de Tratamento de Queimados, que tem 16 leitos entre UTI e internamento, é um centro especializado, de excelência, tem 85 funcionários.
Porque, quem ouve falar, parece que não tem ninguém lá trabalhando. Não, tem 85 funcionários, sistema de turnos. Ainda discutia há pouco com o Deputado Tercílio Turini que trabalhou no HU, conhece bem essa estrutura. Então… (É retirado o som.)
PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Para concluir.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): …Tranquilizar a opinião pública e dar satisfação a esta Casa. É que o Governador Beto Richa determinou que pudéssemos tomar todas as providências e que estão sendo contratados os funcionários. Agora, poderíamos ter um pouco mais de colaboração da direção do HU de Londrina, como estão tendo os outros hospitais universitários e outras unidades hospitalares públicas do Estado do Paraná, em uma relação republicana de respeito. Acho que, na verdade, as pessoas deveriam ter um pouquinho, o pé um pouquinho mais no chão e tratar… (É retirado o som.)
PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Para concluir, Deputado Romanelli.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Tratar o interesse dos pacientes e principalmente das pessoas que ficam aflitas, porque o Paraná não é o Rio de Janeiro, aqui o salário está em dia, os servidores tiveram reajustes e tratamos com respeito a população paranaense. Obrigado